uma identidade feminina

LU KUCHIKI

futuro-da-moda-blog-rgp
Quando se pensa em tecnologia na moda o que logo vem à cabeça são cenários futuristas, roupas inteligentes e interativas, ou o figurino de alguns filmes clássicos de ficção que bateram recorde de bilheteria.

Porém, nada de concreto. Afinal, o que se pode esperar de inovação tecnológica na indústria da moda no século XXI, hoje, onde o futuro já chegou.

Impressão 3D

Existe um grande mercado pesquisando por novas soluções e roupas que possam ser práticas e ajudar no dia a dia. Uma das grandes revoluções, que também está revolucionando outros mercados, é a impressão 3D.

Na indústria da moda a impressão 3D começou com acessórios e peças conceituais, mas já tem designer pensando além.

roupas-de-impressão-3d-impressora-bomber-danit-peleg-2017-blog-rgp

A estilista Danit Peleg, já tinha criado peças em impressora 3D para a sua formatura, agora ela lançou uma jaqueta bomber, elaborada em um material de borracha especial com forro de tecido. A peça pode ser feita, cor e tamanho, de acordo com a preferência do cliente. Mas o custo ainda é alto, U$ 1500, isto por causa do tempo de produção e dos materiais usados na elaboração da peça.

roupas-de-impressão-3d-impressora-mora-sanchez-cosine-2017-blog-rgp

A designer Maria Alejandra Mora-Sanchez, também criou um vestido em tecido plástico expansível inspirado no desenho do origami. Como o design é geométrico e vazado, o vestido também é adaptável, expansível, flexível e o mais importante: usável.

Tecidos tecnológicos

No quesito dos tecidos, já existentes, inovações também estão sendo feitas. Como tecidos que expandem, mudam de cor, repelem a água e muito mais.

Ryan-Mario-Yasin-roupa-tecido-tecnológico

O designer, Ryan Mario Yasin, criou roupas infantis que expandem de acordo com crescimento da criança. Com experiência em engenharia aeronáutica ele pesquisou e chegou ao formato de dobradura para desenvolver as peças, que são à prova d’água e vento. “A estrutura deforma de acordo com os movimentos da criança, expandindo e contraindo em sincronia com o corpo”, explicou Ryan em entrevista ao Dezeen.

tecidos-auto-cura-e-repelentes-a-água

Pesquisadores da Universidade Deakin, na Austrália, também estão estudando essas novas tecnologias. Neste caso, a pesquisa é com tecidos repelentes à água e auto-cura. A partir de uma tela super repelente a água, feita com nanopolímeros com propriedades de auto-reparação, ou seja, mesmo sendo danificada a peça pode se reformular.

Na área de roupas esportivas o desenvolvimento é grande. Além de confortáveis as peças são multifuncionais. Um exemplo, é a start up indiana que criou uma camiseta com LED’s embutidos, que ligada a um smartphone também monitora as atividades físicas.

Design minimalista e Freegender

O futuro em que vivemos é mais simples e objetivo. Apesar de muitas inovações e pesquisas sendo realizadas, essas tecnologias ainda não estão à disposição de todos e ainda vão demorar para ser acessíveis ao grande público.

Hoje, o que se move na contramão do poder consumista da indústria da moda é o minimalismo. Principalmente no estilo de vida das pessoas. Viver uma vida sem tantos excessos, com um consumo mais consciente e com uma preocupação com os danos ambientais.

moda-minimalista-roupa-design-minimalista

Por isso, o design minimalista e a moda freegender, ou seja, sem gênero definido, são a nossa realidade atual. Vão de encontro à um pensamento que une uma moda durável com a liberdade de um estilo próprio. Sem a necessidade de um consumo desenfreado, mão de obra escrava, design repetitivo com muitas cópias e materiais de baixa qualidade.

roupa-freegender-roupa-sem-gênero-definido

O futuro próximo surge com a necessidade de bem estar coletivo. E a moda responde com um design clean e uma maior liberdade de expressão.

O futuro se aproxima e a moda tem que alcançá-lo!

LKV

fotos:reprodução/internet

Descubra mais

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


  1. Avatar de Cleusa Domingues Kuchiki
    Cleusa Domingues Kuchiki

    Tecnologia é tudo e está chegando também na moda, só que o custo e as fantasias dos designers impedem uma comercialização em massa do produto.

    Curtido por 1 pessoa

#1peça3looks #dicas #lookFDS #looks #moda #outfits #trendalert #WTF? 1 peça 3 looks arte arte para inspirar cool design dicas dicas de estilo dicas de looks dicas de moda diquinhas fashion fashion fashionista hit das fashionistas hit da temporada look casual look chic look comfy look cool look estiloso look fashion look fim de semana look hi-lo look hit look moderno look pra copiar looks look sofisticado look versátil moda outfit idea outfit inspiration tendências tendências de moda trends vem se inspirar vem ver verão

Descubra mais sobre LU KUCHIKI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo