Exercer a paciência nos dias de hoje é um ato que está cada vez mais difícil de ser seguido, pelo menos para a maior parte do mundo contemporâneo, pobres mortais, é claro! Com o dia a dia mais atribulado, mais tarefas, mais compromissos a serem realizados, as pessoas têm pressa para fazer quase tudo. Inclusive nos momentos de lazer, ficar sem fazer nada na praia tomando banho de sol, por exemplo. Essa aí é uma das opções que eu também não tenho mais a menor paciência! É engraçado mais com o passar do tempo, ou seja, com o envelhecimento chegando, a teoria diz que deveríamos ser mais pacientes…Só na teoria, porque se você analisar uma fila qualquer em qualquer lugar, os mais apressados são sempre os mais velhos.

by Nile
by nile

Sinceramente, não sei o porquê deste fenômeno cultural que vivemos, aonde temos a sensação de que as horas estão sempre à nossa frente a jato, de maneira assustadora. E vemos o tempo passar impotentes e sem a menor paciência.
Outro dia assisti uma cena particularmente triste: uma mulher, com uma família formada e uma doença em estágio terminal. No programa de TV, que falava sobre doenças graves, de uma maneira muito comovente, esta jovem senhora estava sendo entrevistada e era questionada sobre seus desejos…
Quando acontece algo assim, imagino que a pessoa tem que ser muito paciente mesmo, deve ao menos aprender, porque é a única coisa que resta, esperar, ter paciência. É por isso que quando estamos doentes ou no hospital somos chamados de pacientes. Quantas pessoas, muitas vezes, têm que parar tudo, toda uma vida para ter que se tratar, pois são incapazes de fazer outras coisas ao mesmo tempo. Acho que essas, sim, aprendem de verdade a ser mais pacientes, porque descobrem, antecipadamente, que a vida não vai acabar se não conseguirmos realizar tudo o que desejamos.
A vida é bastante controversa e ter paciência se torna algo muito relativo.