
Hoje, o doodle do google, presta uma homenagem à Zuzu Angel. Pelo que pude perceber uma das poucas diante da importância que este nome teve para o Brasil. Já ouviu falar em Zuzu Angel? Para quem não a conhece, Zuzu foi uma renomada estilista brasileira e ficou muito conhecida também no exterior. Hoje seria seu aniversário de 94 anos. Nascida em Minas, criada na Bahia e radicada no Rio de Janeiro, suas roupas eram a cara desta mistura da cor e da textura da brasilidade feminina. Com seu talento nato mostrou para o mundo que a mulher brasileira pode ser feminina e sexy sem ser vulgar. A identidade do seu trabalho eram as estampas e os trabalhos manuais, onde misturava renda, seda, fitas e chitas com temas regionais e o folclore, misturando desenhos de pássaros, borboletas e papagaios. Junto à isso adicionava as pedras brasileiras, fragmentos de bambu e conchas. Era sucesso, principalmente, nos Estados Unidos dos anos 60 e 70. Fez história na moda brasileira.
Sua morte, em 76, no túnel Dois Irmãos (RJ) que hoje leva o seu nome, foi descrita como “acidente de carro”. Uma morte suspeita pois Zuzu enfrentava de frente a ditadura militar da época e reivindicava a busca do corpo do seu filho, Stuart Angel Jones, torturado e morto por lutar contra o regime da ditadura.

Hildegard Angel, sua filha e jornalista, fundou o Instituto Zuzu Angel (IZA). Lugar onde a memória e o trabalho de Zuzu estão vivos e presentes, incentivando a criação e a produção da moda brasileira.
Se você quiser conhecer mais da história de coragem desta mulher assista ao filme Zuzu Angel, com Patrícia Pillar como protagonista.

Adorei o post,explicando um pouquinho sobre a zuzu 🙂
CurtirCurtir