Falar sobre o futuro da moda é um assunto que ainda é novidade. Pouco se pensa no que o design de moda vai se transformar. Estamos acostumados a olhar para o passado e criar releituras. É uma zona de conforto reviver invenções que já foram sucesso e marcaram época.
O estilo retrô domina. A maioria dos designers de moda olha para o passado para criar as suas coleções, há pouco tivemos releituras dos anos 70 e 90, por exemplo…..E estamos sempre vendo referências do passado nas passarelas e nas ruas.
É difícil encarar o futuro de frente, geralmente, quando o assunto é design de moda o futuro é minimalista ou estruturado, tentando criar multi funções em uma só peça. Poucos são os criadores que pensam o design ultramoderno, mas também, às vezes, não são bem compreendidos.
Gareth Pugh é um dos nomes que inova no design.

Pensar em modelagens diferenciadas, sem ser caricato, é raro. Quando a mulher trocou o vestido pela calça comprida, foi uma mudança bem radical. Agora o que se pode esperar? Com a discussão de gênero cada vez mais em alta, a tendência é que a moda seja também, cada vez, mais unissex. Ou melhor, neutra, que está se tornando a palavra do momento.
Giorgio Armani já igualou o look masculino e o feminino, na sua coleção 2015.

Gloria Coelho e Pedro Lourenço também investem em looks contemporâneos, dando às mulheres sofisticação, leveza nos traços retos e modernos.


O que ainda está por vir, não se sabe, talvez seja mais fácil deixar o futuro na nossa imaginação. Perceber que vai chegando nos tecidos tecnológicos, nos acessórios modernosos e nos traços minimalistas. Pouco a pouco, o futuro vai acontecendo.
LKV
fotos: reprodução