Nem sempre crianças e moda foram sinônimo de cor e alegria. Se procuramos um pouco na na história da moda, podemos ver que as crianças já usaram roupas que são inimagináveis hoje em dia.
É difícil até de encontrar registros porque as crianças não tinham muita importância na sociedade, até uns cinco anos de idade conviviam muito pouco com o ambiente familiar.
No século XVI, já podemos ver, através de pinturas de famílias mais nobres, como os pequenos se vestiam. Uma espécie de vestido?!, geralmente de tecidos pesados e com abotoadura frontal, sem deixar muita liberdade de movimento.

Mesmo colocando em questionamento os métodos usados em relação ao bem-estar das crianças, através de intelectuais, médicos e educadores da época, pouca coisa mudou. O filósofo Jean Jacques Rosseau foi um dos precursores da ideia de apropriar a criança do seu tempo, concedendo à elas mais respeito e liberdade no vestuário.
Muito lentamente é que o pensamento foi se modificando.
Em meados do século XVIII, é que foram eliminadas as armações das roupas e passaram a ser utilizados tecidos mais leves.
A partir de então era comum representar a infância com roupa tipo de marinheiro e de “pequeno lord”, mas as crianças ainda eram vistas como miniatura dos adultos.
Foi a partir do século XX, que os pequenos passaram a ter mais liberdade, em todos os sentidos. Inclusive na sua indumentária!

Mas, só na década de 1950 (meados do século XX), que realmente houve um progresso em relação ao mundo infantil. Tanto em relação à educação, liberdade e individualidade, quanto à maneira de se vestir. Foi o começo do reconhecimento dos direitos da criança e do seu lugar na sociedade. A moda infantil foi uma consequência do amadurecimento do pensamento de toda sociedade.
Nos dias atuais, podemos dizer que as crianças têm toda a liberdade do mundo! Além de uma moda elaborada exclusivamente para elas, com muita diversão e leveza, elas podem escolher o que querem vestir. Podem dar a sua opinião no momento da compra e na hora de se arrumar. Hoje, após toda esta evolução, o jeito de vestir de cada criança já pode refletir o que diz a sua personalidade.
Sim, agora, podemos responder: à moda infantil, à maneira dos pequenos, ao jeito que eles bem quiserem e desejarem!
fotos:reprodução
LKV
Você precisa fazer login para comentar.