Frequentemente se ouve esta pergunta por aí, afinal moda também é uma forma de arte?
Se você for pesquisar o significado de arte vai encontrar que se trata de uma atividade humana ligada a uma ideia ou emoção que estimula a consciência. Para a filosofia, é uma expressão do mundo imaterial projetada no material. Acreditando que para essa função o ser humano utiliza da sua criatividade podemos dizer que sim, moda também é uma arte.
Não a indústria da moda em si, as tendências criadas, a moda fast fashion, aquele básico que usamos no nosso cotidiano. A isto podemos chamar de vestuário, que tem a função de proteger o corpo, aquecer e também de enfeitar, ornar.
Mas falando de grandes criadores, designers que fazem a diferença e que realmente criam mudanças, que podem ou não, ser absorvidos pela grande indústria. Os designers de moda, grandes nomes, são poucos e raros, só que fazem a diferença. Eles usam seu próprio processo de criação, desenvolvem um projeto, são envolvidos com várias formas de arte, como o cinema ou a música. Também fazem parte de uma fábrica de criatividade e ilusão.
Elsa Schiaparelli foi uma mulher que se destacou por sua ousadia e excentricidade. Foi responsável pela criação de peças únicas e revolucionárias. Ligada a Salvador Dalí ela conseguiu representar um pouco do surrealismo na moda. O chapéu-sapato, a bolsa em forma de telefone, o chapéu-cérebro são obras suas. A sua coleção Arlequim, foi inspirada na commedia dell’art, já a coleção Pagã reproduziu ninfas saídas diretamente de Boticelli.
John Galliano é outro nome de destaque. Ousado e excêntrico, levantou novamente a Maison Dior, com toda a sua criatividade, e arte! Sim porque sua alta-costura é cheia de referências e original como uma obra de arte.
Gostar ou não é uma questão pessoal. O fato é que a moda também pode ser considerada arte, ser vista com originalidade e transgredir a sua função. Afinal, filosoficamente, a arte é intuição, inspiração, satisfação. Moda também.
LKV
Você precisa fazer login para comentar.