como escolher entre as tantas opções que a vida oferece? ‘ou isto, ou aquilo?’

Scroll down to content

“Ou isto ou aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo”

(poesia de Cecília Meireles)

Opções…..Fazemos muitas durante toda a nossa vida inteira, sempre, todo dia, ou hora, a cada instante ou passar de minuto. Estamos sempre escolhendo alguma coisa. O problema é que quando escolhemos entre as alternativas que a vida nos oferece, deixamos outras (que também são interessantes) de lado. E a dúvida da escolha certa sempre nos atormenta. O questionamento é inevitável e a pergunta sempre surge: “e se tivesse feito tudo diferente, como estaria hoje?”

Por isso essa poesia da Cecília Meireles sempre me acompanhou, desde criança quando a conheci e até hoje gosto revisitá-la. Nunca me esqueci dela, e quando estou diante de uma dúvida me pergunto: “ou isto, ou aquilo?”

ideia-opções-comportamento-vida-universo-feminino (5)

A questão maior é ter que renegar tantas outras coisas e imaginar que não se pode voltar atrás, só se pode caminhar para frente. Pelo menos é o que tentamos!

Muitas das vezes nossas escolhas estão interligadas com as de pessoas que são importantes e convivem com frequência junto de nós. Se optar por um lado podemos magoar o outro, ou nos sentirmos magoados, o que nos gera culpa e inseguranças.

comportamento-universo-feminino-vida

A gente está sempre tentando (principalmente, nós, mulheres) agradar, tudo e a todos, e nessa, geralmente, acabamos nos perdendo e ficamos no meio de um turbilhão de acontecimentos, o que acaba por nos complicar ainda mais ao invés de surtir um efeito positivo.

E a saída, qual é?

Não existe fórmula mágica!

A resposta mais plausível é buscar o equilíbrio, sempre! O caminho é o de rever nossos conceitos, repensar nossos dilemas, reagir intuitivamente e tomar atitudes positivas, que nos faça bem, em primeiro lugar.

LKV

fotos: reprodução/Pixabay/by Anemone/by Fotorech