seria o fim do mercado de luxo das it bags?

Um recente estudo realizado pelo americano NPD Group, mostrou que o consumo de bolsas de luxo vem caindo significativamente. Seria apenas uma crise passageira ou uma nova maneira de consumir?

mercado-de-luxo-bolsas-de-grife-it-bags (5)

“A empresa americana de pesquisas de mercado, observa que as vendas do acessório caíram mais de 20% em 2019, o que indica uma importante mudança no comportamento das consumidoras. Para a analista Beth Goldstein, do NPD, o relatório divulgado no dia 9 de outubro traz informações alarmantes para as marcas do segmento de acessórios. “Isso, claramente, não é uma variação corriqueira, mas uma grande mudança”, afirmou. Os fatores que influenciam tal mudança são vários. Enquanto muitas mulheres deixaram de adquirir bolsas novas para investirem em outras roupas e produtos, outras migraram para o mercado second hand. “Os consumidores estão transferindo seus gastos para outras categorias porque suas prioridades mudaram”, disse Goldstein, apontando os setores de entretenimento e tecnologia como os grandes concorrentes do segmento de acessórios.”

(fonte: metrópoles.com)

Baseado nisso, me pergunto: seria uma mudança real mesmo? Nada contra as it bags ou o mercado de luxo, mas vamos combinar que elas não são tão importantes assim e existem muitas outras prioridades na vida, mesmo que as grandes grifes de luxo não concordem.

mercado-de-luxo-bolsas-de-grife-it-bags (6)

Claro que uma crise financeira não afeta tanto a vida das grandes fortunas mundiais, mas uma mudança de comportamento das novas gerações pode reavaliar tudo.

O que significa que a busca pelo ‘status’ vem mudando. Antes, ostentar peças de grandes grifes era o TOP; hoje, coisas mais subjetivas fazem muito mais a cabeça das pessoas.

No livro ‘A Soma das Pequenas Coisas: Uma Teoria da Classe Aspiracional’, a socióloga Elizabeth Currid-Halkett comenta que a elite agora se define por meio do capital cultural.

“Eles ficaram mais discretos. Hoje, comer frango e tomates frescos ao ar livre, vestindo camisas de algodão orgânico e ouvindo podcasts, virou algo mais cool do que ostentar uma bolsa cara.”, afirma a socióloga.

Também acredito em uma nova maneira de consumir. Lógico que é uma mudança lenta e que vai ganhando força à medida que novas gerações também comecem a ganhar poder de consumo. Mas, como vivemos tempos de mudanças de comportamento em todos os níveis, a maneira de consumir também será reformulada. A ideia do ‘menos é mais’ é uma questão de sobrevivência.

Less-is-more-How-to-Create-Great-Designs-User-Experience-with-Less-blog

Diminuir excessos. Reinventar novos produtos biodegradáveis. Reaproveitar velhos materiais. Transformar os ciclos de produção. Traduzir um novo pensamento.

Bora refletir!

LKV

fotos: reprodução/Google/Pixabay/WeHeartIt

Um comentário em “seria o fim do mercado de luxo das it bags?

what about?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s